Wandercy Antonio Pugliesi foi questionado se tinha interesse em assinar um TAC, mas comprovou que havia realizado a descaracterização da imagem. Com isso, a promotoria se manifestou pelo arquivamento do caso. Uso de símbolos nazistas é crime no Brasil e tem pena de reclusão de um a três anos e multa.
A 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) confirmou na segunda-feira (21) que se manifestou pelo arquivamento do procedimento instaurado para apurar eventuais atos ilícitos praticados pelo professor de História que decorou o fundo da piscina da casa com uma suástica nazista. A manifestação segue para análise do Conselho Superior do órgão. O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil e tem pena de reclusão de um a três anos e multa.
O procedimento foi encaminhado para o Conselho Superior no dia 15 de junho. O professor Pugliesi ficou conhecido nacionalmente por manter uma piscina com uma suástica nazista em casa. Segundo o artigo 1º da Lei 7.716/89, é crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". Imagem no fundo da piscina A imagem da piscina foi revelada em 2014 em uma área rural entre Pomerode e Rio dos Cedros, depois que policiais a fotografaram de helicóptero. Em 2016, o processo na área criminal foi arquivado pois o MPSC considerou que ele não fazia propaganda nazista ao manter o símbolo dentro da própria casa. No ano passado, o professor tentou concorrer à eleição como vereador na cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí, mas desistiu após o Partido Liberal (PL) pressioná-lo para que retirasse a candidatura. A legenda informou também que iria expulsá-lo.
fonte:https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/06/22/professor-de-sc-conhecido-por-suastica-no-fundo-da-piscina-altera-simbolo-foto.ghtml
Comments