top of page
atvdopovo

Projeto de reuso de água beneficia mil famílias de Ipatinga

Mil famílias ipatinguenses inseridas na classificação de baixa renda deverão ser beneficiadas pelo Projeto Reabastecer, que prevê a reutilização da chamada água cinza, que é aquela utilizada em máquinas de lavar, pias, lavatórios e chuveiros. Para a promoção do uso sustentável da água, o projeto disponibilizará a cada um dos domicílios selecionados um kit com um recipiente plástico de 240 litros. O objetivo deste dispositivo, conhecido como bombona, é armazenar a água cinza utilizada nos imóveis e possibilitar sua reutilização para outros fins, como descargas sanitárias ou a lavagem de carros, garagens, quintais, etc.


Para tratar do assunto, uma reunião aconteceu nesta quinta-feira (24), com a participação de representantes da Copasa e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do bairro Canaã.


A secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu, ressalta que a disponibilização e instalação dos kits trará economia considerável aos domicílios, além de contribuir para preservação dos recursos hídricos e redução de impactos no meio ambiente.“Esse projeto irá atender famílias que possuem cadastro na categoria social e residencial”, enfatizou.


Compensação

O Projeto Reabastecer é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais com o Ministério Público, como medida compensatória por danos ambientais causados pela concessionária de serviços no município. O TAC prevê ainda providências para que a Estação de Tratamento de Esgoto Ipanema, nas imediações do bairro Castelo, recupere a eficiência no tratamento de efluentes sanitários.


Inscrições e requisitos

As mil famílias inicialmente beneficiadas deverão fazer um cadastro prévio até o dia 17 de julho, por meio de formulário de inscrição disponível no endereço www.copasa.com.br/reabastecer.


Para participar, a pessoa tem que residir em Ipatinga, possuir máquina de lavar roupas e espaço físico para instalação do kit, além de participar de um estudo de monitoramento do impacto no consumo.


A entrega dos kits será aliada a ações de educação ambiental e conscientização da população quanto à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.


Tarifa social

As famílias de baixa renda que se interessem pelo projeto devem estar inseridas na classificação de tarifa social, que é concedida a consumidores a partir de algumas características.


Os critérios para o fazer jus à Tarifa Social de Água são: a família deve ser inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico); o imóvel deve ser residencial, e a renda não pode ultrapassar meio salário mínimo por pessoa da família.



fonte:secom/pmi

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page