Em solenidade realizada no local onde são preservadas as ruínas da edificação histórica, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, recebeu na manhã desta terça-feira (12), das mãos do presidente da Usiminas, Sérgio Leite, a doação de uma locomotiva em comemoração aos 100 anos da Estação Pedra Mole.
A máquina, que operou na área industrial da Usina Intendente Câmara por muitos anos, foi reformada, transportada, e agora compõe o conjunto arquitetônico original em restauração pela siderúrgica, próximo ao ponto onde se encontram os rios Piracicaba e Doce, entre os bairros Cariru e Castelo. O espaço está disponível para visitação às quintas e sextas-feiras das 10h às 15h; sábados das 9h às 16h e aos domingos das 10h às 13h.
“Este é um verdadeiro presente para a nossa população, no ano e no mês em que comemoramos o 58º aniversário de Ipatinga. E a celebração ganha ainda mais significado por coincidir com o centenário da Estação de Pedra Mole, que foi inaugurada em 1º de agosto de 1922 – nada menos do que 42 anos antes da emancipação do município. Queremos agradecer o empenho de todas as pessoas que se sensibilizaram e compreenderam a importância histórica deste local, contribuindo das mais diversas formas para a materialização desse espaço que tão bem expressa a tradição de trabalho da nossa gente. Nossa gratidão, em especial, à Usiminas e ao Ministério Público, que possibilitaram os investimentos para que essa obra fosse desenvolvida”, destacou, Gustavo Nunes o chefe do Executivo.
Representando o Ministério Público na cerimônia, o promotor de Justiça da comarca, Rafael Pureza, resumiu sua satisfação com o ato dizendo estar tomado de “felicidade e plenitude rara. Sei o valor do ‘trem’ para o mineiro. Devemos louvar esta iniciativa da Usiminas”, sintetizou, lembrando que exatamente naquele ponto acredita-se que desembarcaram os primeiros bandeirantes que cruzaram a região, “o que nos remete à colonização no interior de Minas Gerais”.
O presidente Sérgio Leite pontuou a preocupação da empresa em valorizar cada vez mais os bens tombados ao patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, considerando a Estação de Pedra Mole, o primeiro ponto de embarque de passageiros no então vilarejo que deu origem ao município, “um dos redutos históricos mais ricos da cidade”. Para ele, a locomotiva, que foi usada por mais de 50 anos na Usiminas, “é a cereja do bolo do projeto de restauração do espaço”.
Investimentos
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, e a Usiminas firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que resulta no restauro das ruínas da Estação Pedra Mole, na realização de benfeitorias no local e na abertura do bem tombado à visitação pública. Executada desde 2019, a obra foi aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, envolvendo recursos de cerca de R$ 750 mil, e agora entra numa nova fase, com previsão de abertura de um portal de acesso na rua Itália, no bairro Cariru, e a realização de melhorias na trilha de 650 metros que propicia uma caminhada ecológica pela mata até as ruínas. No caminho e também no local da antiga estação, totens explicativos contarão a história do patrimônio.
Já foi construída uma fachada de estação ferroviária junto às ruínas, que permite ao visitante imaginar o antigo terminal, além de um deck para contemplação da foz do Rio Piracicaba no Rio Doce.
fonte:pmi/secom
Comments