Resultado de pesquisa realizada nos últimos meses será apresentado na manhã desta quarta-feira (1), no plenário da Câmara de Vereadores
Em parceria com a Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Machado (EPTOM) e por meio do Conselho Municipal do Idoso, a Prefeitura de Ipatingairá apresentar à sociedade, nesta quarta-feira (1), o resultado do 1º Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa no município, fruto de pesquisa realizada nos últimos meses. Evento marcado para as 9h, no plenário da Câmara de Vereadores, e também sendo transmitido ao vivo pelo canal da EPTOM no YouTube(https://youtu.be/xtlUFpPNJ1w).
O Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa atende demanda eleita em plenária do CMII - Conselho Municipal do Idoso de Ipatinga. O levantamento teve início em janeiro. A proposta central do projeto é conhecer a realidade vivenciada pela pessoa idosa no município e os serviços oferecidos a esta população.
Foram entrevistadas na pesquisa pessoas com idade igual ou superior a 60 anos residentes em Ipatinga. O levantamento inclui a estrutura da rede prestadora de serviços à pessoa idosa nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Serviços Urbanos e Transporte, dentre outros.
População idosa
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com projeções de longo prazo acerca do avanço populacional no Brasil, apontam para uma desaceleração no ritmo de crescimento e uma consequente inversão na nossa pirâmide etária. A expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060 – o equivalente a 25,5% da população brasileira.
Idosos em Ipatinga
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no primeiro semestre de 2021 a população idosa residente em Ipatinga chegava a 42.312 pessoas, representando 15% do total de habitantes.
As entrevistas realizadas para conclusão do Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa foram realizadas por telefone, sendo disponibilizado ainda um questionário on-line dirigido a este público, no site da EPTOM. Houve, também, o envio de e-mailscom questionamentos a órgãos e instituições da cidade envolvidos com o segmento.
“Acreditamos que este Diagnóstico, graças aos múltiplos indicadores apurados em diferentes dimensões, poderá estimular e fortalecer a rede de atendimento e defesa dos direitos da pessoa idosa, atendendo a todos os interessados. Estamos oportunizando o acesso a informações relevantes sobre a população idosa no município de Ipatinga, com o objetivo de subsidiar a atuação dos gestores envolvidos com políticas públicas voltadas a esse segmento populacional”, pontua Cleoneide Oliveira, coordenadora da EPTOM.
fonte: SECOM/PMI
Comentários