Único brasileiro incluído na série "Grandes Pianistas do Século XX" não teve causa da morte ainda revelada
O pianista Nelson Freire, de 77 anos, morreu na madrugada desta 2ª feira (1º.nov) em sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada. Ele foi o único brasileiro a ser incluído na série "Grandes Pianistas do Século XX", lançada mundialmente. Freire estava afastado dos palcos há 3 anos, desde que sofreu um acidente durante uma caminhada.
Colecionador de trabalhos de sucesso, se apresentou em 70 países e ganhou fãs por onde tocou. Ele começou sua carreira aos 3 anos de idade e aos 12 anos foi finalista e sétimo colocado do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, interpretando Beethoven. Ele ganhou uma bolsa de estudos do presidente Juscelino Kubitschek e aos 19 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta em Lisboa e em Londres recebeu as medalhas de ouro Dinu Lipatti e Harriet Cohen.
Em 2016 recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nelson Freire nasceu em Boa Esperança, em Minas Gerais.
"Ele sempre teve um jogo felino, brilhante, extremamente fácil, fácil, um virtuosismo muito estimulante ", descreve o pianista e produtor Philippe Cassard."E eu diria também que o que sempre me impressionou é a alegria de tocar. Um prazer instrumental, um toque aveludado, suave, extremamente cantante. Ele foi sem dúvida o maior intérprete de Chopin junto com Martha Argerich", afirmou e concluiu:"É a perda de um gigante. Ele é um daqueles pianistas que servem de âncora para a geração mais jovem"
fonte: https://www.sbtnews.com.br/noticia/brasil/185266-luto-na-musica-morre-o-pianista-nelson-freire-aos-77-anos
Comments